· Mass Communication Research
à Entre os anos 20 e 60 nos Estados Unidos.
à Características dos Communication Research:
1- Empirismo dos estudos: onde o conhecimento vem do experimento, com enfoques que privilegiam a dimensão quantitativa.
2- Pragmática. Pesquisa mais política do que científica, com origem em demandas instrumentais do Estado, das Forças Armadas ou grandes monopólios da área de comunicação de massa. Com o objetivo de otimizar os resultados.
3- Objeto de estudo: prioritariamente, a comunicação mediática.
4- Seguem o mesmo modelo comunicativo: Lasswell (Questão-programa: quem, diz o que, em que canal, para quem, com que efeito)
à Divide-se em 3 grandes Grupos:
1- Teoria Matemática ou da Informação.
(W. Weaver e Claude Shannon)
2- Teoria Funcionalista.
(Lasswell, Wright, Lazarsfeld – Merton)
3- Teoria dos Efeitos da Comunicação
Teoria Hipodérmica e Teoria dos Efeitos Limitados
(Ortega y Gasset, Le Bon)