quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Teoria Hipodérmica

Teoria Hipodérmica


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à Também conhecida como Bullet Theory, Teoria da Bala Mágica ou da Correia de Transmissão.


à  Teóricos
Le Bon y Ortega (sociedade de massa, indivíduo atomizado); Ortega y Gasset; Watson; Ivan Pavlov, Harold Dwight Lasswell.



à Estudos sobre audiências, efeitos de campanhas políticas e propaganda, baseados nas teorias sociedade de massa (sociedade industrial) e na psicologia behaviorista. Eram encomendados e financiados por entidades diretamente interessadas na otimização desses efeitos. 


à Manipulação
Audiência não questiona o poder dos media.



à Preocupação: Indivíduo.



à Na História
Duas guerras mundiais e difusão em larga escala das comunicações de massa.



à Sociedade industrial
Multidão onde indivíduos estão isolados física e psicologicamente (atomizados).



à Modelo Behaviorista (Watson)

Estímulo à Resposta. E-R



à Estudo do comportamento humano com os métodos de experimentação e observação das ciências naturais e biológicas. O emissor é ativo e o receptor, passivo. Gera padrões de recompensa ou punição por atender ou não ao estímulo, assim moldando comportamentos.



à Meios de comunicação
Onipotentes, causa única e suficiente dos efeitos, com capacidade manipuladora.



à Indivíduos
Homogeneizados, seres indiferenciados, essencialmente iguais, e totalmente passivos, expostos ao estímulo vindo dos meios.



à Efeitos
Diretos e ilimitados, sem interferência de outros fatores, instantâneos e inevitáveis. Todos respondem de forma idêntica.


à Pergunta
Que efeito têm os mass media numa sociedade de massa?


à Sociedade de Massa
Conseqüência da industrialização progressiva, da difusão de valores abstratos de igualdade e liberdade. Enfraquecimento dos laços tradicionais (família, comunidade, associações, religião), conduzindo ao isolamento e à alienação das massas.


à “Homem-Massa é tudo o que não se avalia a si próprio – nem no bem nem no mal – mediante razões especiais, mas que se sente “como toda a gente” e, todavia, não se aflige por isso, antes se sente à vontade ao reconhecer-se idêntico aos outros”. (Ortega y Gasset)



à “A massa subverte tudo o que é diferente, singular e individual, tudo o que í classificado e selecionado. Um estado de espírito absurdo: preocupam-se apenas com o seu bem-estar e, ao mesmo tempo, não se sentem solidárias com as causas desse bem-estar.” (Ortega y Gasset)


à "Estímulos que não produzem respostas não são estímulos." (Lund)


à "Os mass media constituíam uma espécie de sistema nervoso simples que se espalha até atingir olhos e ouvidos, numa sociedade caracterizada pela escassez de relações interpessoais e por uma organização social amorfa." (Katz – Lazarsfeld)


à "Se uma pessoa é apanhada pela propaganda, pode ser controlada, manipulada, levada a agir." (Mauro Wolf)



à "Cada elemento do público é pessoal e diretamente atingido pela mensagem (...) Cada indivíduo é um átomo isolado que reage isoladamente às ordens e às sugestões dos meios de comunicação de massa." (Wright Mills, 1975, 79)




à Bibliografia

  • A Rebelião das Massas - Ortega y Gasset
  • As Opiniões e as Crenças - Gustavo Le Bon
  • A Sociedade do Espetáculo - Guy Debord
  • A Estrutura e a Função da Comunicação na Sociedade - Harold Dwight Lasswell
  • Public Opinion - Lippmann
  • The Rape of the Masses - Chakhotin
  • Psychology of Propaganda - Doobs
  • Propaganda Technique in the World War - Harold Dwight Lasswell
  • The Structure and Fundtion of Communication in Society - Harold Dwight Lasswell
  • Teorias da Comunicação de Massa - DeFleur, Melvin e Sandra Ball-Rokeach
  • Teorias da Comunicação - Mauro Wolf
  • Comunicação e Indústria Cultural - Gabriel Cohn (organizador)

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