Escola Norte Americana


·         Mass Communication Research

à Entre os anos 20 e 60 nos Estados Unidos.

à Características dos Communication Research:
1-  Empirismo dos estudos: onde o conhecimento vem do experimento, com enfoques que privilegiam a dimensão quantitativa.

2- Pragmática. Pesquisa mais política do que científica, com origem em demandas instrumentais do Estado, das Forças Armadas ou grandes monopólios da área de comunicação de massa. Com o objetivo de otimizar os resultados.

3-     Objeto de estudo: prioritariamente, a comunicação mediática.

4-    Seguem o mesmo modelo comunicativo: Lasswell (Questão-programa: quem, diz o que, em que canal, para quem, com que efeito)

à Divide-se em 3 grandes Grupos:
1- Teoria Matemática ou da Informação.
                (W. Weaver e Claude Shannon)

2- Teoria Funcionalista.
                (Lasswell, Wright, Lazarsfeld – Merton)

3- Teoria dos Efeitos da Comunicação
Teoria Hipodérmica e Teoria dos Efeitos Limitados
                (Ortega y Gasset, Le Bon)