sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Herbert Blumer

Herbert Blumer




   O público não tem o sentimento grupal ou a consciência de sua identidade. O público não age como uma sociedade, uma multidão ou a massa. A sociedade procura agir segundo um padrão definido ou por consenso; uma multidão, pelo estabelecimento de uma relação; e a massa, pela convergência de escolhas individuais.Em certo sentido, o público enfrenta o dilema de como se tornar uma unidade quando na verdade se encontra dividido, de como agir em comum acordo quando há discordância quanto ao que deve ser a ação. O público adquire seu tipo particular de unidade e procura agir no intuito de alcançar uma decisão coletiva ou desenvolver uma opinião coletiva.


   Sendo um produto coletivo, a opinião pública representa o público como um todo, da forma como vem sendo mobilizado para agir naquela questão, e nesse sentido possibilita a ação em conjunto que não está necessariamente baseada em consenso, em uma relação determinada ou no alinhamento de escolhas individuais. A opinião pública está sempre se dirigindo para uma decisão, mesmo que essa decisão nunca chegue a ser unânime.


   Grupos de interesse: possuem de imediato uma posição particular acerca da questão em debate e, de outro lado, procuram obter em favor de sua posição o apoio e a lealdade de grupos desinteressados situados à margem da disputa.

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