Escola de Palo Alto
1942 - Califórnia, Estados Unidos
à Também conhecida como Colégio Invisível, pois seus pesquisadores eram de áreas teóricas e geográficas distintas.
à Teóricos
Gregory Bateson, Erving Goffman, Paul Watzlawick, Milton Erickson e Edward Hall.
à Também conhecida como Colégio Invisível, pois seus pesquisadores eram de áreas teóricas e geográficas distintas.
à Compreensão da comunicação como processo social permanente, a partir de um modelo circular. Contrapõe o modelo da Teórica Matemática, mostrando que tanto o receptor quanto o emissor possuem sua importância e que toda relação humana é um processo conjunto e recírpoco. Contribuições para pesquisa de cibernética e inteligência artificial.
à 5 Axiomas da Escola de Palo Alto
- Não se pode não comunicar
- Toda comunicação possui um aspecto de conteúdo e um de relação
- Metacomunicação, onde a relação classifica o conteúdo
- A natureza da relação está na contingência da pontuação na sequência comunicacional entre os comunicadores
- Comunicação classificada em dois níveis:
- Digital: sintaxe lógica complexa e poderosa, mas carente da adequada semântica no campo das relações.
- Analógica: possui semântica, mas não tem uma sintaxe adequada para a definição não ambígua da natureza das relações.
à Gregory Bateson
Holísmo epistemológico, utilizando os conceitos: Forma (influenciado pela Gestalt, a detecção de regularidades entre os seres vivos); Digital/Analógico (verbal ou escrita/não-verbal); Feedback/Runaway (retroação em sistemas computacionais/erros informacionais).
à Ecologia da mente: não existe a divisão sujeito/meio, mas unidades compostas de sujeito-nicho, onde é necessário construir “um retrato de como o mundo é ligado em seus aspectos mentais” (Bateson, 1988; p.28)
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