quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Teoria das Influências Seletivas

Teoria das Influências Seletivas


à Preocupação central no indivíduo.


à Pesquisas sobre a influência dos meios de comunicação, pois a audiência respondia de formas diversas, diferentemente do previsto pela Teoria Hipodérmica.


à Dividida em:
  • Abordagem empírico-experimental: respaldada na psicologia, intervenção de fatores individuais e subjetivos no processo comunicativo.
  • Abordagem empírica de campo: fatores de mediação social que interferem na recepção e decodificação.
  • Teoria das Diferenças Individuais
  • Teoria das Diferenças Sociais
  • Teoria da Aprendizagem Social

à Conceito da Atitude
Comunicações persuasivas podem alterar atitudes (crenças, sentimentos e impulsos a ação), e a correlação entre atitudes e comportamentos. “Assim, se pudessem modificar atitudes dos membros da audiência pela utilização de mensagens persuasivas, por certo ocorreriam modificações correlatas de seu comportamento ostensivo.” (DeFleur)


à Considerações na formação do sistema social:
  • Modernização
  • Urbanização
  • Migração
  • Divisão do trabalho
  • Estratificação
  • Mobilidade social


à “O conjunto desses trabalhos é uma soma irregular e até mesmo caótica de pesquisas, textos, propostas de análise e teorias.” (Temer e Nery)


à “De repente, todos os fatores – tanto os psicológicos quanto os sociológicos – que distinguem as pessoas umas das outras viraram variáveis potencialmente intervenientes. Elas agiam entre o estímulo (E) de um lado – o conteúdo apresentado pela mídia de massa e a resposta (R) – mudanças de sentimento, pensamento e ação ocorridas entre membros da audiência que foram expostos aquele conteúdo.” (DeFleur

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