Teoria das Influências Seletivas
à Preocupação central no indivíduo.
à Pesquisas sobre a influência dos meios de comunicação, pois a audiência respondia de formas diversas, diferentemente do previsto pela Teoria Hipodérmica.
à Dividida em:
- Abordagem empírico-experimental: respaldada na psicologia, intervenção de fatores individuais e subjetivos no processo comunicativo.
- Abordagem empírica de campo: fatores de mediação social que interferem na recepção e decodificação.
- Teoria das Diferenças Individuais
- Teoria das Diferenças Sociais
- Teoria da Aprendizagem Social
à Conceito da Atitude
Comunicações persuasivas podem alterar atitudes (crenças, sentimentos e impulsos a ação), e a correlação entre atitudes e comportamentos. “Assim, se pudessem modificar atitudes dos membros da audiência pela utilização de mensagens persuasivas, por certo ocorreriam modificações correlatas de seu comportamento ostensivo.” (DeFleur)
à Considerações na formação do sistema social:
- Modernização
- Urbanização
- Migração
- Divisão do trabalho
- Estratificação
- Mobilidade social
à “O conjunto desses trabalhos é uma soma irregular e até mesmo caótica de pesquisas, textos, propostas de análise e teorias.” (Temer e Nery)
à “De repente, todos os fatores – tanto os psicológicos quanto os sociológicos – que distinguem as pessoas umas das outras viraram variáveis potencialmente intervenientes. Elas agiam entre o estímulo (E) de um lado – o conteúdo apresentado pela mídia de massa e a resposta (R) – mudanças de sentimento, pensamento e ação ocorridas entre membros da audiência que foram expostos aquele conteúdo.” (DeFleur)
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