Teoria da Persuasão
à Também conhecida como Abordagem Empírico-Experimental. É a superação da Teoria Hipodérmica.
à Teóricos
Carl Hovland, Harold Lasswell, Paul Lazarsfeld, Berelson e Gaudet, Hyman e Sheatsley.
à Caráter não linear do processo comunicativo.
à Objetivo
Características do destinatário e organização ótima das mensagens.
à Ainda há negligência quanto às relações interpessoais, observa apenas que os estímulos interagem com traços específicos da personalidade dos indivíduos.
à Tendências dos estudos
Fenômenos psicológicos individuais que constituem a relação comunicativa, fatores de mediação entre indivíduo e meios, relações entre indivíduo, sociedade e meios.
à Modelo da Abordagem Empírico-Experimental
E à P à R
Estímulo/Causa Processos Psicológicos Resposta/Efeito
Intervenientes.
à Efeitos
Não são diretos, não são uniformes, variam de indivíduo para indivíduo. A resposta ao estímulo se defronta com fatores psicológicos.
à Busca de fatores para garantir uma organização ótima das mensagens, de forma a atender às finalidades persuasivas.
à Fatores relativos à audiência
- Motivação: interesse em obter a informação (ligação entre interesse, motivação e exposição). Quanto mais expostas as pessoas são a determinado assunto, mais seu interesse aumenta.
- Exposição seletiva: emissor e audiência que partilham, em parte, o mesmo ponto de vista, preferência por determinado meio. Os componentes da audiência tendem a se expor à informação que está de acordo com suas atitudes, e evitam àquelas que agridam seus valores.
- Percepção seletiva: predisposição a determinados assuntos, interpretação, incompreensão da mensagem, assimilação - campo da aceitação, ou contraste - campo da recusa.
- Memorização seletiva: diferentes capacidades de memorização de acordo com atitudes e opiniões individuais, onde aspectos de acordo com valores e atitudes do receptor são memorizados num grau mais elevado do que outros.
à Efeito Bartlett
Memorização de conteúdo próximo, conhecido ou concordante.
à Efeito Latente
Eficácia persuasiva da mensagem aumenta com o passar do tempo.
à Fatores relativos à mensagem
- Credibilidade do comunicador/fonte.
- Ordem da argumentação: indaga se deve apresentar primeiro os pró ou contra da mensagem. Ordem dos argumentos divididas em Primacy (maior eficácia dos argumentos iniciais) e Regency (argumentos finais mais influentes).
- Integralidade das argumentações.
- Explicitação de conclusões: quanto mais profundo o conhecimento sobre o assunto e mais elevado o nível de dotes intelectuais, menos necessária será a explicitação das conclusões.
à “Desde o momento em que existem diferenças individuais nas características da personalidade dos elementos do público, é natural que se presuma a existência, nos efeitos, de variações correspondentes a essas diferenças individuais”. (De Fleur)
à Bibliografia
- Teorias da Comunicação - Mauro Wolf
- Teoria da Comunicação: Conceitos, mídias, profissões - Felipe Pena
- A Influência dos Veículos de Comunicação em Massa - Vitor Maciel
- Communication and Persuasion: Psychologycal studies of opinion change - Carl Iver Hovland, Irving Lester Janis, Harold H. Kelley
- Efeitos dos Meios de Comunicação de Massa - Carl Iver Hovland
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