quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Teoria da Persuasão

Teoria da Persuasão



à Também conhecida como Abordagem Empírico-Experimental. É a superação da Teoria Hipodérmica.


à Teóricos
Carl Hovland, Harold Lasswell, Paul Lazarsfeld, Berelson e Gaudet, Hyman e Sheatsley.


à Caráter não linear do processo comunicativo.


à Objetivo
Características do destinatário e organização ótima das mensagens.


à Ainda há negligência quanto às relações interpessoais, observa apenas que os estímulos interagem com traços específicos da personalidade dos indivíduos.



à Tendências dos estudos
Fenômenos psicológicos individuais que constituem a relação comunicativa, fatores de mediação entre indivíduo e meios, relações entre indivíduo, sociedade e meios.



à Modelo da Abordagem Empírico-Experimental

E                     à                      P                      à                  R
  Estímulo/Causa                   Processos Psicológicos                  Resposta/Efeito
Intervenientes.


à Efeitos
Não são diretos, não são uniformes, variam de indivíduo para indivíduo. A resposta ao estímulo se defronta com fatores psicológicos.



à Busca de fatores para garantir uma organização ótima das mensagens, de forma a atender às finalidades persuasivas.



à Fatores relativos à audiência

  • Motivação: interesse em obter a informação (ligação entre interesse, motivação e exposição). Quanto mais expostas as pessoas são a determinado assunto, mais seu interesse aumenta.
  • Exposição seletiva: emissor e audiência que partilham, em parte, o mesmo ponto de vista, preferência por determinado meio. Os componentes da audiência tendem a se expor à informação que está de acordo com suas atitudes, e evitam àquelas que agridam seus valores.
  • Percepção seletiva: predisposição a determinados assuntos, interpretação, incompreensão da mensagem, assimilação - campo da aceitação, ou contraste - campo da recusa.
  • Memorização seletiva: diferentes capacidades de memorização de acordo com atitudes e opiniões individuais, onde aspectos de acordo com valores e atitudes do receptor são memorizados num grau mais elevado do que outros.



à Efeito Bartlett
Memorização de conteúdo próximo, conhecido ou concordante.



à Efeito Latente
Eficácia persuasiva da mensagem aumenta com o passar do tempo.



à Fatores relativos à mensagem

  • Credibilidade do comunicador/fonte.
  • Ordem da argumentação: indaga se deve apresentar primeiro os pró ou contra da mensagem. Ordem dos argumentos divididas em Primacy (maior eficácia dos argumentos iniciais) e Regency (argumentos finais mais influentes).
  • Integralidade das argumentações.
  • Explicitação de conclusões: quanto mais profundo o conhecimento sobre o assunto e mais elevado o nível de dotes intelectuais, menos necessária será a explicitação das conclusões.


à “Desde o momento em que existem diferenças individuais nas características da personalidade dos elementos do público, é natural que se presuma a existência, nos efeitos, de variações correspondentes a essas diferenças individuais”. (De Fleur)





à Bibliografia
  • Teorias da Comunicação - Mauro Wolf
  • Teoria da Comunicação: Conceitos, mídias, profissões - Felipe Pena
  • A Influência dos Veículos de Comunicação em Massa - Vitor Maciel
  • Communication and Persuasion: Psychologycal studies of opinion change - Carl Iver Hovland, Irving Lester Janis, Harold H. Kelley
  • Efeitos dos Meios de Comunicação de Massa - Carl Iver Hovland

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