sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Teoria dos Efeitos a Longo Prazo

Teoria dos Efeitos a Longo Prazo



à Também conhecida como Agenda Setting ou Agendamento.


à Teóricos
Kurt e Gladys Lang,  Maxwell McCombs e Donald Shaw, Bernard Cohen, David Manning White.


à Muitos há considera uma hipótese (aberta) e não uma teoria (fechada).


à Década de 1970, conhecida como sociologia dos emissores.


à Os meios vistos como alteradores da estrutura cognitiva das pessoas.


à Agendamento é a colocação de temas e assuntos na sociedade. SOBRE O QUE PENSAR.


à Efeitos

Se espalham num período maior de tempo, a médio e longo prazo.


à Bernard Cohen

Na maior parte do tempo, a imprensa pode não ter êxito em dizer aos leitores o que pensar, mas é espantosamente exitosa em dizer aos leitores sobre o que pensar.


à Fluxo Contínuo de Informação

O processo de informação não é um sistema fechado. O bombardeio de mensagens e o nível de entropia faz com que as informações se misturem ou se percam, provocando confusões.


à Sustenta a hipótese de que, em conseqüência da ação de jornais, televisão e outros meios de informação, o público enfatiza ou negligencia elementos dos cenários públicos. A mídia tem a capacidade de influenciar a opinião pública com a projeção dos acontecimentos, estabelecendo um pseudo-ambiente fabricado e montado pelos meios de comunicação.


à Gatekeeping

Controle da seleção do conteúdo da mídia e da imprensa. Análise dos procedimentos relacionados à escolha de temas e enfoques para as notícias. Psicologia. Ênfase à ação subjetiva dos jornalistas no processo de seleção. (gatekeepers – jornalistas)


à Gatekeepers

Trabalho do jornalista na produção da notícia, rotinas de produção da notícia, filtragem da informação, compreender a seletiva informacional. Jornalistas decidem qual informação será passada ou bloqueada, de acordo com sua relevância e grau de importância. Controlador da informação. White em seu estudo na década de 50 chegou à conclusão de que as decisões eram arbitrárias, dependentes de juízos de valor baseados nas experiências e atitudes do gatekeeper.


à Framing ou Enquadramento

Apresentação de conteúdo de forma a orientar sua interpretação.



à Time-lag ou Intervalo Temporal

Período que decorre entre a cobertura informativa e a agenda do público.



à Tipos de Agenda

  • Individual ou intrapessoal: questões públicas que cada indivíduo tem.
  • Interpessoal: temas mencionados e discutidos nas relações interpessoais.
  • Mídia
  • Pública: conjunto de temas que a sociedade estabelece como relevante.
  • Institucional: prioridades temáticas da instituição.


à Autores que procuraram aperfeiçoar os pressupostos do Agendamento
Cook, Tyler, Goetz, Gordon e outros. (décadas de 70 e 80).




à Bibliografia

  • The Agenda-Setting Function of Mass Media - Maxwell McCombs e Donald Shaw
  • Ética na Comunicação: da informação ao receptor - Clóvis de Barros Filho
  • Os Meios de Comunicação pelo viés do Paradigma da Sociedade de Massa - Giovandro Marcus Ferreira
  • Sociologia de la Comunicación de Masas: Propaganda política y opinión pública - Lang e Lang
  • O Poder do Jornalismo: Análise e textos da Teoria do Agendamento - Nelson Traquina

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