Corrente dos Usos e Gratificações
à Teóricos
Elihu Katz, Denis McQuail, Jay Blumler, Melvin DeFleur.
à Preocupação Central
O uso que as pessoas fazem dos meios. Deixa de perguntar o que os meios fazem com as pessoas.
à O receptor passa a ser visto como sujeito agente, e se torna capaz de praticar processos de interpretação e satisfação de necessidades. As mensagens são desfrutadas e adaptadas à realidade do receptor, de acordo com suas motivações e experiências.
à "O receptor é também um iniciador, quer no sentido de originar mensagens de retorno, quer no sentido de pôr em prática processos de interpretação com um certo grau de autonomia. O receptor “age” sobre a informação que está à sua disposição e utiliza-a." (McQuail)
à Processos de Interpretação
Experiências sociológicas e sociais.
à Cada membro, individualmente, tem necessidades específicas e diferenciadas, podendo usar e interpretar os conteúdos mediáticos de forma absolutamente idiossincráticas.
à Novas Funções dos Meios
Diversão (fuga da rotina, escape dos problemas, liberação emocional)
Relações pessoais (incluindo a companhia substituta assim como a utilidade social)
Identidade pessoal (referência pessoal, exploração da realidade, reforço de valores)
Vigilância do entorno.
à Meios de Comunicação (McQuail)
Instituições que exercem atividade chave que consiste na produção, reprodução e distribuição de conhecimentos. Conhecimentos que podem dar um sentido ao mundo, moldam a nossa percepção e contribuem para o conhecimento do passado e para dar continuidade à nossa compreensão presente.
à "As mensagens são captadas, interpretadas e adaptadas ao contexto subjetivo das experiências, conhecimentos e motivações." (Merton)
à Classes de Necessidades do Indivíduo (Katz, Gurevitch e Haas)
- Cognitivas: aquisição e reforço de conhecimentos e compreensão.
- Afetivas e estéticas: reforço da experiência estética, emotiva.
- Integração a nível de personalidade: segurança, estabilidade emotiva, incremento da credibilidade e da posição social.
- Integração a nível social: reforço dos contatos interpessoais – família, amigos, instituições.
- Evasão: abrandamento das tensões e conflitos.
à Cinco Modalidades de Relacionar Contexto Social e Tipo de Necessidade (conseqüências da situação social)
1- Atenuação de tensões e conflitos pelos mass media.
2- Conhecimento de determinados problemas que requerem atenção.
3- Escassas oportunidades reais para a satisfação de certas necessidades, utilizando os mass media como substituto.
4- Confirmação e reforço de valores sociais.
5- Familiaridade com determinadas mensagens para pertencer a grupos sociais de referência.
à Cinco Pontos Fundamentais da Hipótese dos Usos e Satisfações
1- Audiência ativa.
2- Grande parte da iniciativa de relacionar a satisfação das necessidades com a escolha dos mass media, depende do destinatário.
3- Mass media competem com outras fontes de satisfação de necessidades.
4- Muitos objetivos da utilização dos mass media podem conhecer-se através de dados fornecidos pelos destinatários, podendo estes exporem seus próprios interesses emotivos ou reconhecê-los quando expostos verbalmente de forma familiar e compreensível.
5- Juízos de valor do significado cultural das comunicações de massa deveriam ser suspensos até as tendências da audiência serem analisadas nos seus próprios termos.
à Papel Atribuído à TV pelo Público
Entretenimento, embora seja uma importante fonte de notícias e possa provocar efeitos sobre conhecimentos e comportamentos.
à "A atitude seletiva do receptor que, nos inícios da pesquisa era considerada quase como um fator de perturbação e tornada responsável pela aparente ineficácia da comunicação de massa, é revalorizada na medida em que é tida como premissa para os efeitos." (Schulz)
à Problemas dessa Pesquisa
Diferença entre a descrição que os indivíduos fazem do consumo dos mass media e seu consumo real; indivíduos reproduzindo estereótipos difundidos acerca das satisfações, mais do que a sua experiência pessoal; consumo televisivo por uma questão de disponibilidade e não de seleção; mass media não são a única fonte de satisfação de necessidades, mas utilizados como recursos na ausência das alternativas funcionais mais adequadas.
à Bibliografia
- Teorias da Comunicação - Mauro Wolf
- The Export of Meaning - Elihu Katz e Tamar Liebes
- Television in Politics: It's uses and influences - Jay Blumler e Denis MacQuail
- The Uses of Mass Communications: Current perspectives on Gratification Research - Jay Blumler e Elihu Katz
- McQuail's Mass Communication Theory - Denis McQuail
Nenhum comentário:
Postar um comentário