sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Corrente dos Usos e Gratificações

Corrente dos Usos e Gratificações



à Teóricos
Elihu Katz, Denis McQuail, Jay Blumler, Melvin DeFleur.


à Preocupação Central
O uso que as pessoas fazem dos meios. Deixa de perguntar o que os meios fazem com as pessoas.


à O receptor passa a ser visto como sujeito agente, e se torna capaz de praticar processos de interpretação e satisfação de necessidades. As mensagens são desfrutadas e adaptadas à realidade do receptor, de acordo com suas motivações e experiências.


à "O receptor é também um iniciador, quer no sentido de originar mensagens de retorno, quer no sentido de pôr em prática processos de interpretação com um certo grau de autonomia. O receptor “age” sobre a informação que está à sua disposição e utiliza-a." (McQuail)


à Processos de Interpretação
Experiências sociológicas e sociais.


à Cada membro, individualmente, tem necessidades específicas e diferenciadas, podendo usar e interpretar os conteúdos mediáticos de forma absolutamente idiossincráticas.


à Novas Funções dos Meios

Diversão (fuga da rotina, escape dos problemas, liberação emocional)
Relações pessoais (incluindo a companhia substituta assim como a utilidade social)
Identidade pessoal (referência pessoal, exploração da realidade, reforço de valores)
Vigilância do entorno.



à Meios de Comunicação (McQuail)

Instituições que exercem atividade chave que consiste na produção, reprodução e distribuição de conhecimentos. Conhecimentos que podem dar um sentido ao mundo, moldam a nossa percepção e contribuem para o conhecimento do passado e para dar continuidade à nossa compreensão presente.


à "As mensagens são captadas, interpretadas e adaptadas ao contexto subjetivo das experiências, conhecimentos e motivações." (Merton)



à Classes de Necessidades do Indivíduo (Katz, Gurevitch e Haas)


  • Cognitivas: aquisição e reforço de conhecimentos e compreensão.
  • Afetivas e estéticas: reforço da experiência estética, emotiva.
  • Integração a nível de personalidade: segurança, estabilidade emotiva, incremento da credibilidade e da posição social.
  • Integração a nível social: reforço dos contatos interpessoais – família, amigos, instituições.
  • Evasão: abrandamento das tensões e conflitos.




à Cinco Modalidades de Relacionar Contexto Social e Tipo de Necessidade (conseqüências da situação social)

1- Atenuação de tensões e conflitos pelos mass media.

2- Conhecimento de determinados problemas que requerem atenção.

3- Escassas oportunidades reais para a satisfação de certas necessidades, utilizando os mass media como substituto.

4- Confirmação e reforço de valores sociais.

5- Familiaridade com determinadas mensagens para pertencer a grupos sociais de referência.




à Cinco Pontos Fundamentais da Hipótese dos Usos e Satisfações

1-      Audiência ativa.

2-    Grande parte da iniciativa de relacionar a satisfação das necessidades com a escolha dos mass media, depende do destinatário.

3-     Mass media competem com outras fontes de satisfação de necessidades.

4-    Muitos objetivos da utilização dos mass media podem conhecer-se através de dados fornecidos pelos destinatários, podendo estes exporem seus próprios interesses emotivos ou reconhecê-los quando expostos verbalmente de forma familiar e compreensível.

5-   Juízos de valor do significado cultural das comunicações de massa deveriam ser suspensos até as tendências da audiência serem analisadas nos seus próprios termos.



à Papel Atribuído à TV pelo Público

Entretenimento, embora seja uma importante fonte de notícias e possa provocar efeitos sobre conhecimentos e comportamentos.


à "A atitude seletiva do receptor que, nos inícios da pesquisa era considerada quase como um fator de perturbação e tornada responsável pela aparente ineficácia da comunicação de massa, é revalorizada na medida em que é tida como premissa para os efeitos." (Schulz)



à Problemas dessa Pesquisa

Diferença entre a descrição que os indivíduos fazem do consumo dos mass media e seu consumo real; indivíduos reproduzindo estereótipos difundidos acerca das satisfações, mais do que a sua experiência pessoal; consumo televisivo por uma questão de disponibilidade e não de seleção; mass media não são a única fonte de satisfação de necessidades, mas utilizados como recursos na ausência das alternativas funcionais mais adequadas.


à Bibliografia
  • Teorias da Comunicação - Mauro Wolf
  • The Export of Meaning - Elihu Katz e Tamar Liebes
  • Television in Politics: It's uses and influences - Jay Blumler e Denis MacQuail
  • The Uses of Mass Communications: Current perspectives on Gratification Research - Jay Blumler e Elihu Katz
  • McQuail's Mass Communication Theory - Denis McQuail

Nenhum comentário:

Postar um comentário